Aprencer
Professora Fátima Farias
“Ciência da sociedade” significa exatamente o quê?
Produzimos nossa existência, nossa economia, nossa política, nosso cotidiano, dentro de incontáveis relações. Estas relações, construídas no espaço e no tempo, nos limitam, mas também nos apresentam possibilidades diversas de coexistência e ação.
Designa um grande complexo de relações humanas ou, para usar uma linguagem mais técnica, um sistema de interação.
SOCIAL - refere-se à qualidade de interação, de inter-relação, de reciprocidade.
Para Max Weber, uma relação social é aquela em que as pessoas orientam suas ações tendo em vista o outro. É o que ele chama de ação social.
A trama de significados, expectativas e conduta que resulta dessa orientação mútua constitui o material de análise da sociologia. Como produzimos essa sociedade?
Por meio de quê? Por quê?
A que custo? Através de que justificativas?
Com que fins?
Fazendo uso de que instrumentos materiais e imateriais?
Em meio a estas perguntas, movimentadas dentro do cotidiano mais óbvio e do dia-a-dia menos óbvio que experimentamos, o que pretende essa perspectiva sociológica?
Será que esta é apenas uma disciplina vaga, que se limita a uma “curiosidade” sem propósito?
•
A Sociologia, como outras ciências primas, busca manter acesa a capacidade de analisar e rever o “jogo” das relações sociais, de forma a dar armas intelectuais a quem joga.
•
É possível planejar algo sem levar em conta as variáveis no caminho? A
Sociologia entende que viver em sociedade implica em uma constante atenção para com o conjunto das relações sociais e suas “regras” em movimento.
Compreensão de que os fatos humanos possuem diferentes níveis de significado, alguns dos quais ocultos à consciência da vida cotidiana.
Para Peter Berger (2007), alcançar esses níveis ocultos da