estudo de caso
Identificação do problema:
Observa-se que é muito comum casos como o da criança Robertinho, descrita na atividade proposta, uma criança que a escola possui um comportamento agressivo, e quando se busco conhecer mais profundamento a sua história observa-se que a base do problema esta em sua falta de estrutura familiar.
Sendo assim, o Plano de Ação feito com o intuito de se buscar soluções para conflitos como o de Robertinho, tem que primeiramente trabalhar a auto estima desse aluno, que em sua maioria encontra-se abalada ou ate mesmo inexistente a depender do seu convívio familiar.
Em contra partida, o fato dele não ter nenhum problema patológico capaz de provocar essa alteração de comportamento, facilita bastante o trabalho do professor.
Objetivos
Trabalhar a auto estima do aluno, e proporcionar a ele o sentimento de prazer por estar em sala de aula, e buscar trabalhar a família, recuperando assim seus laços afetivos.
Proposta de trabalho:
Em sala de aula o professor pode estar chamando o aluno para esta mais ativo nas aulas, o incentivando e principalmente não poupar elogios e evitar ao máximo, corrigi-lo de forma mais rígida, afinal, ele já sofre muito em casa, e recebe muitas reclamações, não precisa de mais reclamações e sim de carinho e atenção. É importante frisar que trata-se de um processo lento e gradativo, porem com bons frutos.
A família também precisa ser advertida a respeito do que vem acontecendo com a criança, e chama-la para se fazer mais presente na escola é uma boa atitude para a resolução dos conflitos.