Estudo de caso
1. Considerando a ferramenta de gestão D.O- desenvolvimento organizacional, aonde podemos identificar as características destas ferramentas na dinâmica realizada.
A partir de uma decadência nas vendas nossa empresa fictícia se viu na necessidade de mudar para conquistar o mercado, mas para isso ela teve que realizar uma pesquisa de mercado externo e interno para saber o que o seu consumidor queria e se a empresa tinha condições de atender a esta mudança proposta; na pesquisa externa estipulamos a idade do nosso publico alvo e a necessidade de um aplicativo, pois atualmente as atividades das crianças e adolescentes estão voltadas para a informática. Nossa empresa decidiu aderir a DO, pois decidimos mudar o perfil do produto inovando no formato da peça pra chamar atenção e no desenvolvimento de um aplicativo para qualquer tipo de computador, celular ou tabletes atendendo as necessidades do consumidor. Para criarmos este produto inovador tivemos que dividir as tarefas entre nossos membros.
2. Como conhecer o perfil do consumidor, auxilia na identificação de quais informações do meio ambiente externo importante para o desenvolvimento de um novo jogo de domino.
Ao definir o perfil nos procuramos atingir a necessidade deste publico.
A pesquisa do perfil foi importante para saber a idade e a necessidade do consumidor, que era infanto-juvenil, fazendo um produto dinâmico, criativo e atual no mercado. O que eles queriam era justamente um produto criativo (que foi o formato inovador) e atual (como um aplicativo para se jogar em qualquer lugar).
3. O planejamento desenvolvido seguiu a filosofia de trabalho da administração por objetivo – APO? Explique.
Sim seguiu, pois nosso grupo cada integrante teve uma responsabilidade no qual o objetivo final era a construção de um protótipo do jogo e seu planejamento, para que tivéssemos uma maior lucratividade.
4. Além das informações coletadas do meio ambiente externo