Fotosintese
Todo mundo já ouviu falar que as plantas obtém a sua energia através da fotossíntese. A fotossíntese é um dos mais importantes fenômenos da biologia, e tem importância não só para as plantas mas para todos os seres vivos da Terra. A constante "purificação" do ar atmosférico, dele retirando o dióxido de carbono (CO2) e a ele devolvendo oxigênio livre (O2), garante a nossa respiração, mas vamos falar apenas da importância para as plantas, que é o nosso caso no aquarismo.
A fotossíntese se passa em duas etapas, chamadas de fase luminosa e fase escura. A primeira depende da luz, a segunda ocorre mesmo no escuro. Durante a fase luminosa têm intensa participação as moléculas de clorofila — clorofila é o principal pigmento das plantas com capacidade de "reter" a energia da luz. Na segunda etapa, que pode ocorrer mesmo sem a presença de luz, a glicose será formada, energia vital para as plantas. Passamos ao processo detalhado, mas se você quiser pular esta parte, recomendo que vá direto para "Fatores que influenciam a fotossíntese", mais em baixo.
A fase luminosa
Quando a planta é submetida à ação da luz, a energia luminosa ativa as moléculas de clorofila, e então se inicia a fase luminosa, que compreende dois fenômenos que ocorrem paralelamente: A fotofosforização cíclica e a fotofosforização acíclica.
Na fotofosforização cíclica, uma molécula de clorofila A ativada pela descarga de fótons perde um elétron, que ficou "excitado", isto é, teve seu nível energético aumentado. Esse elétron é recolhido pela ferridoxina, substância que serve como transportadora de elétrons - daí a função do ferro nas plantas. A ferridoxina transfere o elétron para uma cadeia de proteínas. O elétron fica passeando "de mão em mão" nessa cadeia, perdendo o excesso de energia que possuía até voltar ao seu potencial energético normal, e então volta para a molécula de clorofila A. Por isso é chamado de cíclico. A energia desprendida pelo elétron durante seu passeio é