sondagem
PRÉ-MOLDADAS
Nomes: Caio Oliveira – RA:1099271000
Prof: Adauri
ESTACAS PRÉ-MOLDADAS
As estacas pré-moldadas caracterizam-se por serem cravadas no terreno por percussão, prensagem ou vibração e por fazerem parte do grupo denominado estacas de deslocamento. As estacas pre-moldadas podem ser constituídas por um único elemento estrutural( madeira, aço, concreto armado ou protendido) ou pela associação de dois desses elementos ( e não mais do que dois), quando será denominada estaca mista.
O tipo de estaca pré-moldada mista mais encontrada, e o tipo concreto mais aço, o segmento metálico possui duas finalidades: permitir a cravação em argilas medias a duras sem provocar o fenômeno de levantamento decorrente da cravação de estacas próximas; permitir que a estaca mista possa ser cravada , ate atingir a rocha, sem romper o segmento de concreto, pois o perfil metálico é um material mais dúctil.
Entretanto, quando a superfície da rocha é muito íngreme está solução não é a mais adequada, pois o perfil metálico ao atingi - lá pode escorregar quebrando a estaca pôr flexão. Uma solução que tem sido usada consiste em se cravar uma estaca de concreto vazada até as proximidades da cota da rocha e pôr dentro do furo da estaca executar outra, do tipo raiz, embutida na rocha.
Quando as estacas pré-moldadas necessitam emendas, estas devem ser projetadas e executadas de modo a impedir a separação entre os elementos emendados bem como manter o alinhamento e suportar as cargas que ocorrem durante a cravação e o trabalho da estaca.
Com respeito ao espaçamento entre as estacas pré-moldadas, a NBR 6122 não fixa valores embora seja prática adotar um espaçamento mínimo de duas vezes e meia o seu diâmetro (ou o lado), porém nunca inferior a 60 cm. Com respeito ao afastamento até a divisa, o mesmo varia com o tipo de equipamento utilizado na cravação da estaca. No caso das estacas metálicas os bate-estacas permitem cravá-las