Estudo de caso
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL
Toledo - Paraná
2012
Introdução
O ponto fundamental de este trabalho basea-se no texto “The Coca-Cola Company” extraído da obra “50 empresas que mudaram o mundo” de Howard Rothman, este estudo de caso possibilitará identificar alguns embasamentos como: administrativo, matemático, econômico e contábil. Será visto por intermédio deste trabalho como várias áreas do conhecimento como a administração estão diretamente envolvidas. O estudo de caso “The Coca-Cola Company” mostra que um bom administrador pode fazer as coisas darem certo.
A abordagem neoclássica → Da ênfase nos princípios gerais de administração-estabelecimento de normas administrativas com o objetivo de buscar soluções práticas. A partir dos princípios gerais, como planejar, organizar, dirigir e controlar, devendo orientar suas ações de maneira flexível.
Para Daft a chave de seu plano é transferir a autoridade para os administradores locais, que farão determinações cruciais sobre seu produto, propaganda e outras questões vitais de acordo com os gostos locais.
Após estudar as novas abordagens ou abordagens modernas da teoria da administração II, pode-se concluir que a melhor teoria para ser utilizada na empresa Coca Cola é a reengenharia. Por que esta abordagem repensa o meio que está sendo utilizado, busca uma mudança radical quando necessária, uma melhoria no seu desempenho, e aperfeiçoamento dos processos, para melhor desempenho na sua linha de fabricação até o produto ficar pronto e ser vendido aos seus clientes.
Vamos supor que um vendedor da coca-cola recebe mensalmente em certa região um salário fixo