Estudo de caso
A proposta de trabalho é compreender e contextualizar alguns problemas organizacionais mediante a resolução de um estudo de caso.
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
A Ômega Informática é especializada no desenvolvimento de sistemas para empresas da área da saúde, envolvendo clínicas, hospitais, planos de saúde, ambulatórios. A empresa possui 21 funcionários, assim distribuídos:
02 sócios que dividem as funções visitam clientes, preparam orçamentos, fecham contratos, supervisionam o fluxo de caixa da empresa e também atuam como desenvolvedores. Os dois são formados em Análise de Sistemas.
02 secretárias, que são casadas com cada um dos sócios. Realizam atividades rotineiras, atendem telefone, agendam visitas dos outros funcionários aos clientes para execução dos serviços. Elas se dividem durante o dia: uma trabalha na parte da manhã e a outra no período da tarde. Nenhuma delas tem curso superior.
01 auxiliar administrativo que realiza todos os serviços administrativos da empresa, desde folha de pagamento até o gerenciamento contas á pagar e contas a receber.
16 desenvolvedores. Eles são os programadores da empresa.Dividem o dia de trabalho na realização das modificações no sistema, implantação nas empresas e treinamento dos funcionários no uso do software. Atendem os telefonemas das empresas, solucionando os problemas e criando novas soluções. Seis desenvolvedores são formados em Análise de Sistemas e os outros dez estão se formando neste mesmo curso.
Atualmente a empresa está em fase de crescimento, tem clientes em 20 estados do Brasil, conta com boa saúde financeira, e tem um bom produto. A empresa comercializa seus produtos diretamente aos clientes, não utilizando canais de distribuição. Porém, vem passando por alguns problemas: os proprietários são um pouco centralizadores, os serviços estão começando a atrasar, o que vem atrapalhando os planos de consolidação. Os proprietários estão preocupados, pois é uma boa hora para crescer, mas não sabem