Nunhum
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA- APRESENTAÇÃO FICHAMENTO
PROFESSORA: BEATRIZ- 4º PERÍODO A
NOME: Merliane de Almeida R. Silva
Rodrigues Cae, Freitas Denise. Educação Física e Educação Infantil uma reflexão teórica:2008, p.9-26
Educação infantil e a criança
Alguns fatores específicos são responsáveis pela expansão nessa etapa da educação nas últimas décadas, como o fortalecimento da consciência sobre a importância de experiências educativas na primeira infância, a intensificação da urbanização e as mudanças estruturais na organização familiar, resultante, por exemplo, da crescente participação da mulher no mercado de trabalho (BRASIL, 1998). (p.9)
Grande parte das instituições de atendimento à criança em idade pré-escolar no Brasil nasceu com o objetivo exclusivo de atender famílias de baixa renda. (p.9)
Como primeira experiência educacional fora do ambiente familiar, a educação infantil carrega a pesada responsabilidade de transição dos cuidados educacionais da família para a escola. (p.9)
Há uma corrente de estudiosos que ressaltam uma relação de parceria não hierarquizada entre diferentes profissionais que atuam nessa área, pensando não mais em professores(as) “generalistas” e “especialistas”, “ [...] mas em professoras(es) de educação infantil que, juntas(os), com as suas diversas especificidades de formação e atuação, irão compartilhar seus diferentes saberes docentes para a construção de projetos educativos com as crianças” (ayoub, 2001, p.56, grifos do autor). (p.10)
Segundo Silva (1997), todas essas formas de linguagem configuram-se como partes do cotidiano incorporadas pela criança como forma de expressão e contribuem igualmente para uma leitura da realidade como totalidade. (p.10)
Mas, apesar dessa discordância acadêmica em torno da questão do(a) professor(a) “especialista” ou “generalista”, parece haver consenso no argumento segundo o qual a construção de um projeto de educação infantil deve,