Motores aeronauticos
Curso Engenharia Mecânica
Projeto sobre Motores Aeronáuticos
Acadêmicos:
Chapecó – Outubro de 2012
Chapeco, Outubro de 2012
“Motores Aeronauticos”
Projeto apresentado na disciplina de Desenho e Modelagem Geometrica Da Universidade Comunitaria da Regiao de Chapeco.
Area de Concentraçao: Ciencias exatas e Ambientais
Professor:
Chapeco, Outubro de 2012
INTRODUCAO
Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, de forma a executar movimento a uma maquina ou veiculo. Os primeiros motores utilizavam força humana, tração animal, correntes de água, o vento, e o vapor.
Para a escolha de materiais para se fabricar um motor (seleção de materiais) há uma responsabilidade enorme, por se tratar de uma parte essencial das aeronaves. Hoje, a maior parte da estrutura deles é construída com titânio, aço e alumínio mas, a grande tendência é utilizar materiais ainda mais leve como plásticos e compósitos, sem deixar o fator segurança de lado. Para seleção de novos materiais os critérios principais são,resistência a fadiga, resistência a corrosão, pesos e resistência mecânica.
Projetistas e engenheiros procuram insistentemente formas de utilizar cada vez menos recursos para obter melhor desempenho. Isto requer o desenvolvimento de novos materiais e novos modos de combinação de materiais para obter melhores produtos,resultando em diversos benefícios através de inúmeras aplicações diferentes. Osmateriais compósitos estão se destacando pelo seu conjunto de propriedades, tendo uma união do que cada material oriundo tem pra oferecer de melhor, tendo no final um material com propriedades fantásticas.
TIPOS DE TURBINAS AERONAUTICAS
As turbinas costumam ser classificadas em 3 tipos distintos: * Turbohélice (fig. 1 anexo): a turbina não tem a finalidade apenas de gerar potência para