Estudo de caso
ESTUDO DE CASO SOBRE A UFNE
1.A alteração da missão implicará em uma redução de benefícios e salários na área de ensino? Como? Por quê?
Teoricamente sim, não podemos negar que pelo menos uma redução de benefícios e incentivos logísticos e estruturais, por exemplo, poderá ocorrer se houver mudança nos recursos destinados à área. Mas, segundo os direitos trabalhistas, não se pode haver redução salarial. 2.A alteração da missão ajudará a aumentar os recursos para as áreas de extensão e pesquisa? Como? Por quê?
Sim. Com o aumento de investimento. Porque os maiores investimentos na área de pesquisa, consequentemente ajudará a comunidade.
3.Como a UFNE pode redefinir a sua missão para refletir o seu novo papel na comunidade?
Incentivando as pesquisas, visto que essas são feitas em prol e dentro da comunidade.
4.O Reitor da UFNE poderia ter tomado a decisão arbitrariamente e isoladamente? Por quê?
Não, pois se existe o Conselho Universitário, que é a instância que toma as principais decisões na UFNE, teriam que ter a decisão de todos os membros deste conselho e a participação do reitor, mesmo eles não entrando em um acordo a decisão que o reitor tomou teria que ter o entendimento de todos do conselho antes de ser aprovada.
5.Os participantes do conselho que se abstiveram de votar, poderiam ter feito isso? Por quê?
Acreditamos que não, pois eles estavam discutindo um assunto muito importante em relação à UFNE, ao qual o voto deles ajudaria a resolver o problema questionado, não precisando da intervenção do reitor.
6.Como a UFNE poderá contemplar em seus valores as diferentes concepções sobre seu papel que existem na instituição?
Partindo do pressuposto que a missão da UFNE seria levar conhecimento a todos, ela poderia formar um conselho organizador e normatizador, com integrantes de todos os seguimentos e de opiniões diversas, que possa debater sobre cada assunto e entrar em um consenso do que seria