Coleta de exames
Exame Laboratoriais
SENES
CURSO TÈCNICO DE ENFERMAGEM
TRABALHO: COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS
MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM II
PROFESSOR: WAGNER
TURMA : 245 E 241
ALUNOS: RAQUEL DIAS DUARTE
FRANCIELY ROSA DE SOUZA DOS SANTOS
MARIA HELENA DOS SANTOS
JANETE TINOCO RIBEIRO
ROBSON DOS SANTOS
ELEIZE BRANDÃO DE CARVALHO OLIVEIRA
DOMINGAS DOS SANTOS
INTRODUÇÃO
Coleta de Exames Laboratoriais
Exame laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, visando um diagnóstico ou confirmação para uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).
Coleta de Sangue
Em crianças maiores e adultos
A) Posicionamento do braço
O braço do paciente deve ser posicionado em uma linha reta do ombro ao punho, de maneira que as veias fiquem mais acessíveis e o paciente o mais confortável possível. O cotovelo não deve estar dobrado e a palma da mão voltada para cima.
B) Garroteamento
O garrote é utilizado durante a coleta de sangue para facilitar a localização das veias, tornando-as proeminentes. O garrote deve ser colocado no braço do paciente próximo ao local da punção (4 a 5 dedos ou 10 cm acima do local de punção), sendo que o fluxo arterial não poderá ser interrompido. Para tal, basta verificar a pulsação do paciente.
Mesmo garroteado, o pulso deverá continuar palpável. O garrote não deve ser deixado no braço do paciente por mais de um minuto. Deve-se retirar ou afrouxar o garrote logo após a venipunção, pois o garroteamento prolongado pode acarretar alterações nas análises (por exemplo: cálcio).
C) Seleção da região de punção
A regra básica para uma punção bem sucedida é examinar cuidadosamente o braço do paciente. As características individuais de cada um poderão ser reconhecidas através de exame visual e/ou apalpação das veias. Deve-se sempre que for realizar uma