Analise dos risco físicos e biológicos do seto de coletas de exames c.s.f
876 palavras
4 páginas
ROTEIRO DE EXERCÍCIO PARA A TÉCNICA DA OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA1 OBJETIVO DO TRABALHO: a) fazer um levantamento antropológico de uma zona turística da cidade, observando os tipos de relações sociais, os sujeitos que frequentam esse ambiente e como o espaço é aproveitado, tudo isso, fazendo uso da observação de cada equipe. b) Aplicar a técnica da entrevista a duas pessoas por grupo, tentando obter informações sobre o perfil sócio econômico dos sujeitos entrevistados.
A observação, como técnica de coleta de dados empíricos na pesquisa qualitativa, é discutida por vários autores, entre os quais Haguette (1995), Minayo (1994), Triviños (1987), Lüdke e André (1986). Como forma de captar a realidade empírica, é considerada por Goode e Hatt (1979) como a mais antiga e ao mesmo tempo a mais moderna das técnicas de pesquisa. Para que se torne válida e fidedigna, requer planejamento em relação ao que observar e como observar. Uma das vantagens da utilização dessa técnica é a possibilidade de um contato pessoal do pesquisador com o objeto de investigação, permitindo acompanhar as experiências diárias dos sujeitos e apreender o significado que atribuem à realidade e às suas ações (Lüdke e André, 1986). A observação participante tem origem na antropologia e na sociologia e é geralmente utilizada na pesquisa qualitativa para coleta de dados em situações em que as pessoas se encontram desenvolvendo atividades em seus cenários naturais, permitindo examinar a realidade social(Holloway e Wheeler, 1996).
Uma observação é considerada científica quando:
· É sistematicamente planejada
· É registrada metodicamente e está relacionada a proposições mais gerais, em vez de ser apresentada como uma série de curiosidades interessantes.
· É sujeita a verificação e controles de validade e precisão
· Serve a um objetivo formulado de pesquisa
· Os fatos são percebidos diretamente, reduzindo a subjetividade.
Em relação ao material de registro, este