CADERNO COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS
HUMANIZAÇÃO
“Humanizar é Acolher, é Cuidar...”
“A humanização em serviços de saúde é um processo de construção gradual, realizada através do compartilhamento de conhecimentos e de sentimentos. Consiste em atender as necessidades do paciente compreendendo seus anseios e dificuldades, proporcionando-lhe um ambiente seguro e acolhedor.
O trabalho de um profissional, qualquer que seja sua atividade, depende tanto da qualidade técnica quanto da capacidade de interagir. É importante em cada especialidade determinar as habilidades e conhecimentos como instrumento de sabedoria para reconhecer e lidar com os aspectos emocionais de cada indivíduo.”
APRESENTAÇÃO
O planejamento dos serviços de apoio diagnóstico deve ser orientado pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Deve-se garantir: a universalidade, integralidade, eqüidade e acessibilidade ao cidadão. A organização dos serviços laboratoriais deve ser coerente com as diretrizes de descentralização, regionalização e hierarquização, considerando a relevância da qualidade dos exames laboratoriais no apoio ao diagnóstico abrangendo todos os serviços de saúde.
INTRODUÇÃO
A presente publicação - CADERNO DE APOIO AO SETOR DE COLETA LABORATORIAL – edição revisada 2010, foi criado com o propósito de subsidiar os profissionais da rede envolvidos com as atividades de coleta de exames, acondicionamento, transporte, recepção das amostras biológicas e o fluxo do retorno dos laudos dos exames com informações e orientações técnicas gerais e normas que devem ser adotadas, estabelecendo a padronização dos procedimentos e melhoria na qualidade da assistência prestada. A organização dos serviços laboratoriais deve ser orientada por ações específicas e coordenadas, buscando garantir a qualidade do produto final para a melhoria dos serviços. Como a primeira proposta é sugerido a educação continuada dos profissionais