MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PREPARO E COLETA DE EXAMES
Considerações Gerais:
O resultado do exame microbiológico depende da qualidade da amostra recebida. Portanto a coleta e o transporte mal feitos influenciam no isolamento do agente infeccioso, podendo proporcionar maior recuperação de contaminantes, induzindo ao tratamento inadequado. O procedimento de coleta de amostras deverá ser realizado por profissional técnico habilitado (auxiliar ou técnico de laboratório, auxiliar ou técnico de enfermagem. As amostras mais comuns para análise laboratorial são:
Sangue total
Soro
Plasma
Urina
Fezes
Secreções em geral outros fluídos biológicos como líquido pleural, saliva, escarro, etc. Antes de iniciar o procedimento de coleta, certificar-se de todas as informações técnicas necessárias para efetuar corretamente a coleta de amostras. O coletador deve localizar o paciente e dirigir-se a ele pelo seu nome completo e a seguir, cumprir a sequência de procedimentos:
separar todos os materiais necessários para obtenção de amostras; identificar todos os tubos de coleta de sangue e/ou frascos com o nome do paciente e utilizar etiquetas emitidas pelo sistema de registro de pacientes; em caso de coleta de sangue, localizar o melhor acesso venoso; realizar o garroteamento pouco acima do local escolhido. promover a limpeza do local com álcool 70% e realizar a punção; coletar o sangue em quantidade suficiente para as análises, utilizando corretamente os tubos de coleta com os diferentes anticoagulantes; pressionar a área puncionada pelo tempo necessário e colocar curativo; desprezar os materiais perfurocortantes e outros de coleta contaminados; acondicionar o material adequadamente e enviar para o laboratório. registrar a coleta no prontuário do paciente, assinar e carimbar guardar o protocolo da coleta no prontuário.
CONDIÇÕES DE COLETA PARA EXAMES LABORATORIAIS
ANALITO
COLETA
OBSERVAÇÕES
glicemia de jejum*