Estudo de caso
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO
GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
ACADÊMICO: FREDSON DE ARAÚJO MATOS
SUPERVISORA: ENFª CONCEIÇÃO SIQUEIRA
ESTUDO DE CASO
Santarém – Pará
Março de 2012
ESTUDO DE CASO
Aplicação do Processo de Enfermagem: estudo de caso com um idoso hipertenso.
A implementação da sistematização da assistência de enfermagem continua sendo no cotidiano da enfermagem um desafio, pois esta requer planejamento de ações e resgate de conteúdos relacionados à Fisiologia, Patologia e Farmacologia. Em alguma situação, na demanda do serviço, requer sua efetivação. Faz-se necessário a elaboração de um plano de cuidado que contemple as necessidades do paciente que se encontram afetadas. (Alves. A.R.et.al 2007)
O enfermeiro ao pensar no processo, deve fazer uma abordagem centrada não apenas nas necessidades fisiológicas, mas nos aspectos biopsicossocial, espiritual e cultural.
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença de alta prevalência em nosso país, atingindo cerca de 20% da população adulta jovem e 50% da população idosa. Dos casos de hipertensão, aproximadamente 90% são do tipo primário, cuja etiologia é desconhecida. Se não detectada precocemente, a hipertensão poderá ocasionar uma série de distúrbios, levando a lesões de órgãos vitais como coração, cérebro e rins. (Ministério da Saúde).
M.L.F. tem 96 anos e do sexo masculino de cor parda, viúvo tem nove filhos, é analfabeto e aposentado de religião católica; tem deficiência auditiva e visual não pratica exercícios físicos e aparenta um certo isolamento e solidão, em sua alimentação toma café da manhã as 7:00hs, almoça as 13:00hs faz refeições intermediarias a base de mingau e janta as 18:00hs, come diariamente: feijão, arroz, verduras cozidas e cruas, frutas, leite; informa mastigar e deglutir sem nenhuma dificuldade, apesar de fazer uso de prótese dentária superior e na arcada inferior ter somente os 4 incisivos inferiores. Evacua em dias alternados e às vezes tem que