Estudo de caso
Cliente: um cliente é um destinatário de um produto provido por um fornecedor; pode ser um consumidor final, usuário, beneficiário, contratante, ou comprador (ISO 9000: 2000). A Sadia possui clientes em vários setores como: restaurantes, supermercados, mercearias, atacadistas, etc.
Necessidade do mercado: é a carência do cliente que deve ser atendida, ou seja, neste caso seria a compra de frango inteiro.
Fornecedor: Os fornecedores da matéria prima para a Sadia são os parceiros integrados, onde a empresa fornece as matrizes, ração, remédios e veterinário, estes parceiros cuidam até o dia do abate. A Sadia possui um projeto chamado “Gestão Integrada de Fornecedores Sadia”, pois a empresa acredita que o fornecedor é o elo fundamental entre a empresa e sua cadeia produtiva, em outras palavras, é uma extensão do negócio.
Gestão de compras: Na gestão de compras é feita a analise das vendas (por região), onde é adquirida a quantidade de matéria prima para suprir as necessidades citadas.
Transporte primário: O transporte primário utilizado é o rodoviário, onde os animais são retirados das granjas e levados para os abatedouros.
Recebimento e Armazenagem: Os animais são recebidos nos abatedouros. O abate e a industrialização são realizados com base no consumo do mercado em tempos anteriores (quem dita o ritmo da produção é o mercado). O produto acabado fica armazenado nos Cd’s (De acordo com a Associação Brasileira de Logística (Aslog), o Centro de Distribuição (CD) é um armazém que tem por objetivo realizar a gestão dos estoques de mercadorias na distribuição física) concentradores de estoques (3) e nos TSP’s (diferem-se dos CDs por não apresentarem estoque e os produtos que recebem já possuírem destinos certos, não havendo a necessidade de espera por um pedido).
Movimentação Interna: é realizada quando é feita a retirada para enviar à linha de produção, sempre que ocorre a