Estudo de caso
Dessa definição salienta-se: * O estudo de caso fica intimamente ligado ao contexto ou processo estudado. * Esse tipo de abordagem não representa um método por si só, mas uma estratégia de pesquisa que permite o uso de métodos qualitativos e quantitativos...." (Mendes, 2002).Num estudo de caso posso coletar dados qualitativos, analisá-los e apresentá-los de uma forma quantitativa?
E a partir de uma hipótese inicial gerar informações qualitativas para dar sequência às atividades de aprimoramento do objeto estudado? Será possivel? SIM.É essa flexibilidade que atrai os pesquisadores para esse tipo de modalidade.
Cuidado para não acumular um montão de dados e não saber o que fazer com eles!Gil (2002) descreve um estudo de caso como sendo um estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.
O autor diz que essa modalidade de pesquisa é amplamente utilizada nas ciências sociais e biomédicas e que seus resultados, principalmente na área de biomédicas, são apresentados em aberto, ou seja, na condição de hipóteses, não de conclusões.
Ele ainda define um conjunto de etapas que podem ser seguidas na maioria das pesquisas definidas como estudos de caso. São elas: * Formulação do problema. * Definição da unidade-caso. * Determinação do número de casos. * Elaboração do protocolo. * Coleta de dados. * Avaliação e análise dos dados. * Preparação do relatório. | |
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São paulo: Ed. Atlas, 2002. 175p.
Antonio Carlos Gil.
Metodologia
Estudo de caso segundo Gil, 2002 é um estudo profundo de um ou poucos objetos, permitindo seu amplo e detalhado conhecimento. Segundo o autor essa pesquisa é muito utilizada nas