Estudo de caso - o outro lado da mesa
2. Se você fosse Sérgio, como teria agido quando Humberto foi promovido para ocupar seu lugar?
R: No mínimo Humberto teria que ter ao menos um preparo para essa promoção. Em primeiro lugar, agiria de uma forma rápida e clara de como as coisas funcionavam por ali, pois promover uma pessoa que não tem nem idéia de como ao menos começar a administrar tal função, é praticamente acreditar na sorte e no potencial do funcionário, coisa que mesmo ele sendo o melhor vendedor não adiantou em nada, pois ele só cumpria ordens.
3. Quais eram as competências mais desenvolvidas de Humberto? Quais ele deveria desenvolver, para se tornar supervisor? R: As competências que ele tinha eram a intelectual e parte da interpessoal, que deveria ser melhorado o entender do processo emocional e liderança de grupos e indivíduos. Já as que ele não tinha eram a competência técnica e intrapessoal, que deveriam ser desenvolvidas.
4. Se você fosse Humberto, como teria agido, ao assumir o posto de seu antigo chefe? R: Ao menos teria perguntado a alguém como que a gestão funcionava por ali, e mesmo que não obtivesse resultados, pararia um pouco pra pensar sobre o que move o que dentro do setor. O fato de Humberto ter cortado o contato social com os amigos, em minha opinião só piorou as coisas. Um funcionário claramente gosta de ter um bom relacionamento com o