Estudo de caso: O outro lado da mesa
2. Se você fosse Sérgio, como teria agido quando Humberto foi promovido para ocupar seu lugar? Eu teria dado assistência a ele, o acompanhando por um determinado tempo, explicando sua nova função, repassando os principais procedimentos necessários para o cargo, o capacitando.
3. Quais eram as competências mais desenvolvidas de Humberto? Quais ele deveria desenvolver, para torna-se supervisor? Humberto tinha conhecimentos profundos sobre a empresa, seus clientes e os produtos, e ótimas habilidades de vendedor, tanto que produzia 60% das vendas. Uma das competências necessárias para esse cargo é a organização no gerenciamento.
4. Se você fosse Humberto, como teria agido, ao assumir o posto de seu antigo chefe? Estaria preocupada em estar apta ao cargo e ter no mínimo os mesmos resultados que o meu antecessor, exigiria um acompanhamento, um treinamento devido para o cargo.
5. Em sua opinião, Humberto tem ou não as competências necessárias para ser supervisor de vendas? É melhor deixá-lo com vendedor ou promovê-lo a supervisor? Sim. Pois ele muita experiência e conhecimento sobre a empresa e as técnicas de venda, tudo que lhe faltara foi um acompanhamento adequado para o cargo, você não pode simplesmente dizer: “Toma aqui, esse é o seu novo cargo, faça funcionar” ele precisava das ferramentas necessárias para funcionar.
6. Coloque-se