Estudo de caso: o outro lado da mesa
O problema que o diretor de vendas tem que resolver é como manter/melhorar os resultados com a equipe modificada, para isso ele tem que avaliar que precisa de um vendedor a altura de Humberto para completar a equipe de venda, precisa que Humberto esteja preparado para assumir o cargo, sabendo mediar situações e liderar os vendedores trazendo resultados/lucro em prazos como Sérgio fazia não dos mesmos modos, mas de forma que suas mensagens fossem entendidas para os funcionários, da mesma maneira positiva, sem duvidas ou insatisfações. O novo vendedor teria que ser alguém experiente afinal teria que substituir o melhor vendedor de grande varejistas da empresa, assim não seria esperado dele nada menos que bons resultados.
2. Coloque-se no lugar de Sérgio. Como você teria agido quando Humberto foi promovido para ocupar seu lugar?
Em primeiro lugar quando Sérgio fora promovido ele teria que estar ciente de quem ocuparia seu cargo, então suas atitudes deveriam ser de conselheiro e como gestor, assim o mesmo deveria cobrar da empresa um treinamento para Humberto, afinal um bom gestor tem empatia, e ele tinha conhecimento sobre o cargo, sabendo que o mesmo era munido de varias funções que a empresa deveria prepara o sucessor que estaria apto para realizar as funções, e não se depararia com um ambiente confuso e desorganizado.
3. Coloque-se no lugar de Humberto. Como você teria agido, ao assumir o posto do seu antigo chefe? O que você acha que deve ser feito agora?
Humberto ao assumir a gerencia deveria cobrar um treinamento especifico por conta da empresa, um pouco mais interessado pediria ajuda pessoal de Sérgio, para que ele ensinasse tanto os termos técnicos e as maneiras mais fáceis que ele sabia para lidar com os funcionários, ele deveria estudar também por autonomia como liderar, como ser um bom gestor, etc., afinal ele teria que buscar uma personalidade única como gestor e não tentar “imitar” o