Estudo de Caso - A Era do Paradoxo
R: Os computadores, como a reportagem concluí, não passam de instrumentos e como tais, podem ou não levar ao aumento da produtividade. Para que isto aconteça de forma positiva, eles devem ser usados conscientemente e adaptados à realidade de cada empresa. Deve-se julgar o desempenho destas máquinas por meio de quanto elas satisfazem nossas necessidades e não pela rapidez com que realizam tarefas inúteis. Essa dificuldade pode ser vista nos tempos de hoje, afinal possuímos inúmeros aparelhos, mas não sabemos usar com eficácia nenhum deles. Com a tecnologia na palma da mão, tem-se a sensação de aumentar o ritmo de resposta às atividades, mas também é uma fonte interminável de distração.
02) Quais os limites e problemas da pesquisa mencionada no meio do artigo?
R: A pesquisa mostra que para funções simples, como digitação, a máquina de escrever cumpria muito bem seu papel por só fazer isto. Já o computador, com várias outras ferramentas tornava o trabalho de digitar mais lento e não contínuo.
03) Como você usaria as funções do Administrador para aumentar a produtividade no uso do computador?
Prever: Visualizar o resultado desejado e determinar os caminhos para alcançar o aumento da produtividade com o uso do computador.
Organizar: Alinhar tudo o que será necessário para o resultado previsto, do ponto de vista material e social.
Comandar: Dirigir, coordenar e orientar a equipe para utilizar o computador da maneira que foi planejada.
Coordenar: Motivar e acompanhar as mudanças e adaptações à nova estratégia de aumento da produção. Reunir-se para trocar ideia.
Controlar: Verificar as mudanças e controlar os resultados, e comparar o antes e depois do uso de computadores para aumento da produção.
04) Explique a questão da produtividade utilizando uma combinação das escolas (científica, clássica, RH...) vistas até o momento.
A