Estudo de caso: Ultrapassando os Limites do Poder
No presente caso estudamos a história de Andréia, uma funcionária eficiente que trabalhava a mais de dois anos numa das empresas da holding caessa, proprietária de diversas empresas das áreas agrícolas e de mineração. Andreia sempre teve uma boa relacção com seu chefe, Victor, que a considerava muito eficiente. Este, quando foi promovido a gerência da holding decidiu levar Andréia consigo.
Mas Victor, devido as novas exigências, não teve o controlo da situação e por isso mesmo “Ultrapassou os Limites do Poder” que tinha.
MAS AFINAL, QUANDO É QUE SE ULTRAPASSA OS LIMITES
DO PODER?
CONCEITOS
Poder: é o direito de deliberar, agir e mandar e também de exercer autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força.
Abuso de poder: faz referência, no campo da administração pública, ao comportamento irregular intrusivo ou omissivo de autoridade, que ordena arbitrariamente, ou executa, medida que ignora a observância das formalidades legais. Ele pode ocorrer pelas seguintes formas: excesso de poder; desvio de poder ou de finalidade e omissão.
Responsabilidade: é a demonstração da qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada. Autoridade Formal: é o direito delegado para usar o poder legítimo;
Autoridade informal: é aquela que surge de aspectos da personalidade.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teóricamente. Ela é uma reflexão sobre a moral. Motivação: esforço e tenacidade exercidos pela pessoa para fazer algo ou alcançar algo, é um dos inúmeros fatores que contribuem para o bom desempenho do trabalho.
RELATO DOS PONTOS CHAVES DO CASO
Andreia trabalhava há mais de dois anos em uma das empresa da holding caessa, proprietária de diversas empresas… Tinha uma boa relação com seu chefe Victor,