Topografia
TOPOGRAFIA: BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFIA
Campina Grande/PB
12/08/2014
AYLLANDERSON CARNEIRO DE ALENCAR
GLEYDSON DE OLIVEIRA DA SILVA
LUCAS DE ASSIS WANDERLEY ARAUJO
MATEUS RODRIGUES DA COSTA
OSIRES DE MEDEIROS MELO NETO
VINICIUS AUGUSTO PEREIRA DE SOUZA
TOPOGRAFIA: BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Trabalho acadêmico apresentado no curso de graduação à Universidade Federal de Campina Grande, curso de Engenharia Civil, para aprovação em disciplina.
Área de concentração: Ciências exatas e suas tecnologias.
Orientação: Edjane Dias.
Campina Grande/PB
12/08/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
É sabido que a topografia é muito utilizada em varias áreas profissionais, como as engenharias (civil, de minas, mecânica, além de raramente na química, metalúrgica, etc), arquitetura e geografia, sendo presente na grade curricular de alguns desses cursos.
De maneira genérica a proposição da topografia, não só para a engenharia civil, é ser utilizada como meio, para a realização das tarefas especificas de cada ciência, e não como um fim. Relacionado a isso, há diversas pontos os quais fazem com que a topografia seja tão importante para engenharia civil, dentre muitos exemplifica-se a capacidade de medir distâncias horizontais e verticais, medir ângulos, com uma precisão quase exata. Por isso os métodos topográficos constituem de um recurso para a engenharia (BORGES, 1977).
Cita-se alguns de trabalhos da engenharia civil que usam da topografia: edificações, estradas, barragens, saneamento, construção de pontes, viadutos, túneis, portos, canais, irrigação, e muitos outros (BORGES, 1997)
A NBR 13133 é a norma que da Associação Brasileira de normas técnicas (ABNT) que estabelece padronizações e especificações para a realização de levantamento topográfico no Brasil. É importante lembrar, que assim como nas