Estudo de Caso Telelatina
BRENA MARQUES NASCIMENTO
EMILLY
GIDALTI
LUCIO
ESTUDO DE CASO: TELELATINA
ITUMBIARA, SETEMBRO DE 2014.
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
1) Quais os principais problemas deste caso, no que diz respeito ao processo administrativo? Avalie a qualidade dos processos de planejamento, organização, execução e controle da mudança que a Telelatina fez.
O principal problema foi na execução. Os “novatos” da Telelatina não observaram um “paradigma clássico da administração” que é direção versus coordenação. Coordenação pressupõem a participação e envolvimento de outros funcionários nas estratégias da execução, mas os tais “novatos” optaram pela visão clássica do processo administrativo, isto é, administrar é sinônimo de dirigir. Assim a mudança foi boicotada. Esta falha na execução comprometeu todo o bom trabalho realizado nas fases de planejamento e organização. É possível identificar diversas falhas, nas funções administrativas, mas houve bom planejamento, pois foram estabelecidos os objetivos da empresa,especificando a forma como seriam alcançados, desenvolvendo um plano de ação para atingir as metas traçadas. Na organização, a grande falha foi não mesclar pessoas de mais conhecimento com os jovens.Execução: Não foi possível a execução, devido que a reação dos funcionários era de forma negativa.Controle: Não teve controle, foi tudo sob responsabilidade da consultoria, onde que o presidente e diretores não sabiam de fato como seria a implantação.
2) Qual sua sugestão para resolver o problema agora? Esboce um plano, com objetivos e formas de controle, organização da equipe e etapas de execução.
A sugestão é cancelar a implantação e rediscutir as mudanças. A discussão das mudanças também deve envolver os funcionários antigos, para que exista um maior comprometimento destes e que os mesmos não as enxerguem apenas como uma iniciativa dos novatos.Deve ser revista a coordenação e a