Estudo de Caso: Telelatina
Durante o processo de consultoria é possível identificar diversas falhas nasfunções administrativas que prevê Fayol. Contudo, não podemos negar que houve umbom planejamento, pois foi estabelecido os objetivos da empresa, especificado a formacomo seriam alcançados e realizaram também uma sondagem do futuro, desenvolvendoum plano de ação para atingir as metas traçadas. Na organização, a grande falha foi nãomesclar pessoas de mais conhecimento técnico e know-how com os jovens motivados dealto potencial. Já na liderança, o erro foi escolher pessoas com pouca experiência e emcargos de operação e não de gestão, ou seja, não possuíam voz ativa em seus setores.Não observaram também que a implantação de qualquer planejamento seria inviável sema coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as mudançaspretendidas. Criou-se grande resistência por parte dos demais colaboradores internos, oque inviabilizou implantar as ações traçadas nos 6 meses anteriores e isso comprometeutodo o projeto de reestruturação da Telelatina.
2. Qual sua sugestão para resolver o problema agora? Esboce um plano, comobjetivos e formas de controle, organização da equipe e etapas da execução.Resp.:
Das 5 etapas básicas da administração devemos rever a coordenação e liderançado projeto. A priori, é necessário envolver os gestores mais antigos de cada área a fim dediscutir com os grupos os novos processos que serão adotados. Depois de traçadas asnovas diretrizes, deve ser multiplicado para as equipes as bases da nova metodologia detrabalho para quebrar resistências e garantir comprometimento de todos de cada setor.Para garantir o bom andamento do projeto, devemos realizar reuniões periódicascom os responsáveis das áreas e consultores internos no intuito de levantar os