Estudo de Caso Swatch
1) Qual foi a contribuição da função de marketing, da função de projeto e da função da produção para o sucesso do relógio Swatch?
Para o sucesso ser alcançado, e para que os departamentos estivessem interligados e comprometidos, três deles foram essenciais para a transformação do um panorama da empresa:
Função de marketing: A empresa tem um trabalho criativo de marketing. Teve o papel de estabelecer uma nova estratégica voltada aos jovens, focando em tendências da moda e a preços acessíveis, o que despertou o desejo dos consumidores. Para a empresa, a função do relógio, além de proporcionar dados objetivos, devia também satisfazer as necessidades estéticas e, principalmente, as necessidades emocionais, a subjetividade das pessoas. Sua variedade e atratividade devem ser tais que as pessoas sintam vontade de colecioná-los. O novo relógio foi introduzido como um novo conceito do produto: casual e divertido.
Função de projeto: O Sucesso da Swatch teve como base a análise conjunta do mercado, partindo do ponto que passou a identificar as possibilidades de inovação. Teve um projeto ambicioso e inovador, ao conceber um relógio analógico, que contrariava a invasão dos modelos digitais japoneses, mas com o mesmo nível de qualidade dos relógios de luxo e a um preço bastante acessível, tendo o apelo estético como maior destaque. O projeto no sistema de distribuição também foi reinventado, levando os produtos a diversas lojas de forma ágil e descentralizada, o que revolucionou a maneira com que esse produto era vendido. Função produção: foi a otimização de todo o processo a fim de reduzir custos. Por meio da automação e da padronização rígida do mecanismo interno do relógio, a empresa enfrentou o crescimento da variedade sem afetar seus custos. Com tempo de produção reduzido, com um produto de plástico, e menor número de componentes em seus relógios, o que facilita a produção em grande escala de forma automatizada e o que tornou o