Estudo de caso Schincariol
Estudo de Caso
1. Qual foi o fato crucial que impulsionou a decisão de entrar no mercado de cervejas em 1989?Por que os administradores da empresa optaram por criar um produto mais barato que os oferecidos pelas marcas líderes do mercado?
A Schincariol encontrou um momento oportuno para a sua inserção no mercado cervejeiro, as empresas tradicionais do ramo não conseguiam suprir a demanda nacional pela bebida no Brasil, permitindo assim a consolidação do grupo. A sua ascensão se deu pela estratégia baseada na diferenciação do produto pelo preço, que chegava a ser 30% menor que o custo dos produtos concorrentes. O valor reduzido foi obtido a partir da adoção de um rígido controle da produção e da distribuição o que permitira elevar sua lucratividade.
2. Quais são os perigos da concentração de decisões nas mãos de Nelson Schincariol para o grupo? Qual foi o impacto de seu falecimento no crescimento do grupo?
O fato da concentração das decisões na pessoa de Nelson Schincariol não permitia uma estruturação completamente profissional dentro da empresa. A governança corporativa era falha, não havia uma gerencia de recursos humanos e os investimentos publicitários eram escassos. Logo após sua morte tornou-se evidente a necessidade de renovação da empresa, passou por um período de estagnação, chegando até mesmo a perda de mercado.
3. Analise e discuta a decisão de criar a marca Primus. Foi uma decisão programada ou não programada? Como você avaliaria a eficácia da decisão?
A decisão de criar a marca Primus foi programada e se adequava ao perfil das suas concorrentes de nível mais alto, tinha o objetivo principal de diluir a concentração dos custos de distribuição, tornando as vendas mais diversificadas e mais de um produto seria distribuído simultaneamente. A cerveja Primus não obteve o resultado de vendas esperado em decorrência dos baixos investimentos publicitários e de produção, tendo em vista que se desejava um