Estudo de caso da schincariol
Diversos fatores contribuíram para o sucesso da Nova Schin, primeiramente o aprendizado que o grupo Schincariol teve no passado, com o fracasso de outros itens. Após esta experiência, ela adquiriu diversos conhecimentos, entre eles, que para “participar” deste mercado, era necessário, um investimento pesado em publicidade. Visando todos os consumidores. Podendo ser jovens, adultos ou idosos.
O fator mais importante do processo de consolidação da cerveja Nova Schin, foi o descobrir o porque da diminuição de vendas da cerveja anterior. Através de diversas pesquisas, eles chegaram a conclusão que muitas vezes os consumidores não consumiam sua cerveja pelo falta de status dela.
Ao descobrir e posteriormente entender o problema, eles chegaram a conclusão que para aumentar as vendas da empresa, era necessário uma mudança radical na marca.
Sendo assim surgiu a idéia de criar a NOVA SCHIN, que pelo novo nome, já despertava o interesse e espantava qualquer tipo de comparação, uma vez que até formula da cerveja foi alterada e o slogan da campanha publicitária era EXPERIMENTA.
Investiram pesadamente em propaganda, sendo elas apenas informativas ou até mesmo “ataques”, como no caso de contratar o Zeca Pagodinho para realizar sua propaganda, o garoto propaganda por diversos anos da concorrente. Entre eles outras pessoas participaram da campanha.
Alem de investirem em publicidade nas emissoras de televisão, rádios, internet, eles entraram no mercado de investimentos em eventos, como em campeonatos de surf, rodeios, carnaval do RJ e SP, entre outros de grande, médio e pequeno porte. A vantagem de investir nestes eventos é que sua cerveja será a única opção por segmentos sendo assim, obrigando a todos que desejassem comprar um cerveja “experimentarem” a NOVA SCHIN, podendo então tirar sua conclusão e muitas vezes mudar sua marca