(citologia)
O nosso organismo é composto por vários tipos de células, das mais variadas espécies, que juntas formam os nossos órgãos, que por sua vez constituem o nosso sistema como um todo.
Existem as células eucariontes e as procariontes, as eucariontes são as que possuem carioteca (membrana nuclear) que são as plantas, animais e os fungos, já as procariontes são as que não possuem, são as algas azuis e as bactérias.
A membrana plasmática como envoltório celular será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela,sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de forma homogênea, existem dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.
As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estas substâncias forem menor do que o tamanho do poro desta proteína,no caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.
Este processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são conhecidos como transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).
Já a respiração celular que é o principal processo responsável pela geração de energia nas células ,basicamente consiste na quebra de ligações entre os átomos de carbono de moléculas orgânicas, com a consequente liberação de elétrons de alta energia. Essa energia será transferida e armazenada nas ligações covalentes entre os grupos fosfato do ATP, trifosfato de adenosina.
As macromoléculas existem nas células com grande diversidade não só quanto ao seu tamanho, mas,