Estudo de caso - recrutamento e seleção
Recrutamento e Seleção
CASO I
Botânica S.A. é uma empresa de cosmetologia atuante no mercado há 5 anos. Seus principais produtos têm em sua composição plantas medicinais, sendo que há 2 anos desenvolveu uma linha de produtos contra o envelhecimento que alavancou o crescimento da empresa. Atualmente, ela tem pontos de vendas franquiados nas regiões sul e sudeste, atendendo preferencialmente o público B, principalmente mulheres.
A empresa acredita que além dos resultados favoráveis de seus produtos, a qualidade no atendimento dos clientes e a eficiência da logística no abastecimento das lojas também tenham contribuído decisivamente para o sucesso da empresa e que isto, por sua vez, só foi alcançado porque determinadas ações não são terceirizadas e são gerenciadas pelo grupo que originou a empresa.
Assim, a empresa conta com uma estrutura centralizada enxuta, composta por uma presidência e 4 coordenações gerais: Coordenação Geral Administrativa (CGAD), Coordenação Geral de Recursos Humanos (CGRH), Coordenação Geral de Logística (CGLO) e Coordenação Geral de Tecnologia e Produção (CGTP), sendo que estas 2 últimas estão na fabrica localizada num subúrbio carioca.
Já a presidência, a CGAD e a CGRH estão no edifício-sede inaugurado em março de 2010, quando também foi criada a CGRH que antes era uma área bem atuante na CGAD.
A criação da nova coordenação levou a uma expansão na atuação em Recursos Humanos, sendo que a principal mudança se refere à centralização do processo seletivo das lojas franquiadas antes sob responsabilidade de cada loja. Há 4 meses em atividade, a gerência de Recrutamento e Seleção (GRS) constatou um alto turnover nas lojas e precisa identificar o principal motivo. Além disto, com o aumento de franquias em São Paulo, deverá realizar até a 1ª semana de agosto a seleção de 15 colaboradores para os novos pontos de vendas em São Paulo.
Estes profissionais terão como remuneração entre R$ 1.500 e