Planejamento de comunicação
O presente projeto apresenta
A Mesbla S.A. era uma companhia aberta de capital privado e controle nacional. Foi fundada em 1912, como filial brasileira de uma empresa francesa, vendendo acessórios e equipamentos para automóveis. Logo depois passou a vender ferramentas, máquinas e carros.
Em 1924, a empresa foi nacionalizada, transformando-se Sociedade Anônima Brasileira expandindo-se rapidamente por todo Brasil. Em seguida agregou as suas atividades, a venda de aviões Douglas. Apenas em 1952, a Mesbla tornou-se uma loja de departamentos com a primeira loja no centro do Rio de Janeiro.
Como tinha atividades diversificadas, a empresa tornou-se uma das maiores do país. Na década de 80, ocupava o primeiro lugar entre as maiores e melhores empresas da Revista Exame e era líder no comércio varejista não alimentício do país.
Os anos seguintes foram de muito crescimento e alguns sustos. Em 1982, a empresa obteve lucro de 1.400% no primeiro semestre, em relação a igual período de 81. Ao completar 70 anos, tinha 33 lojas de departamentos em todo o país.
No ano seguinte, de Botton, anunciou, após boatos de que a empresa estaria em dificuldades, que a Mesbla vinha sendo preparada para de tornar um grande conglomerado na área de varejo”, desativando alguns setores. Os resultados do balanço eram bons: as vendas haviam aumentado 99,1%.
Houve uma reformulação, com encerramento de alguns setores, restando 80 lojas distintas para os negócios com automóveis, motocicletas e magazines. A Mesbla Náutica, criada com esta nova filosofia de especialização, passou a dar retorno excepcional.
Em 1985, nova reformulação pôs fim às seções de móveis e eletrodomésticos de grande porte.
Um novo período de crescimento veio a seguir: em 1986, inaugurou mais 17 lojas (totalizando
180 filiais do grupo); comprou 20% do capital do Makro Atacadista Ltda.; quadruplicou exportações (US$ 52 milhões). No ano seguinte, a Mesbla inaugurou sua maior loja náutica