Estudo de Caso: Pão de Açucar
Este trabalho apresenta temas relacionados à gestão pela organização, as mudanças implementadas pelo Grupo Pão de Açúcar e o que ocorreu após essas mudanças, às competências requeridas para esse “novo trabalhador”, o papel dos agentes de mudança de uma organização.
As estratégias de logística são influenciadas no mecanismo para reduzir os efeitos negativos dos estoques nas finanças da empresa e para a melhoria da sua competitividade e os objetivos de desempenho da produção que são outros fatores importantes, conceitue cada um deles.
A importância do posicionamento de Marca para uma empresa é uma das Estratégias de Diferenciação. Esse trabalho tem como referência principal, complementado por artigos que relacionam o tema à satisfação do cliente e a outros importantes elementos do sistema logístico, especialmente o transporte e os sistemas de informações.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 - Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar cuja razão social é Companhia Brasileira de Distribuição, de capital aberto é hoje a maior empresa de varejo do País, tendo inaugurado em 1948 a primeira loja, uma doceira, na cidade de São Paulo sob o nome de Pão de Açúcar. Em 1959 o grupo pão de açúcar abriu uma das primeiras redes de supermercados no Brasil e o primeiro hipermercado em 1971.
As reformas econômicas do Brasil implementadas em 1994, inclusive a introdução do real como moeda brasileira e a drástica redução das taxas de inflação, resultaram em um crescimento sem precedentes nos mercados consumidores locais. Esse aumento na renda disponível e o aumento resultante na confiança do consumidor ampliaram o grupo pão de açúcar e a base de consumidor em potencial e ofereceu oportunidades de crescimento.
Com essas mudanças e com o fortalecimento de estrutura de capital, foi possível ao grupo aumentar os investimentos em logística e tecnologia e implementação de uma estratégia de expansão com foco nas diferentes preferências do consumidor