EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: UM OLHAR SOBRE O DIREITO A EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Luciéte da Silva Andrade1
Ms. Scheilla AbbudVieira2
RESUMO:
A educação é reconhecida como um direito humano fundamental e portanto um direito de todos. Com fulcro nesse pensamento, o movimento da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular tem sido uma questão muito debatida e materializada por educadores, pais e pessoas com deficiência, que sentem a necessidade de unificar a educação especial e a regular num único sistema educativo, entendida como direito de todos a educação, com fundamento nos direitos humanos. Neste estudo busca-se refletir sobre a inclusão de alunos com deficiência, na perspectiva da dignidade humana.
Palavras-chave: deficiência, direitos humanos, educação, inclusão,
INTRODUÇÃO
O movimento de inclusão surgiu para lidar com os altos índices de exclusão, de discriminação e desigualdades educacionais presentes na maioria dos sistemas de educação em todo o mundo. O primeiro momento no caminho da educação para a inclusão das pessoas com deficiência se deu com a criação de escolas especiais, com programas separados para estes grupos, o que os mantinha segregados. Até este momento, a Educação Especial tinha cunho meramente assistencialista, dada por ações isoladas, disponibilizada através de serviços prestados por instituições públicas, privadas e filantrópicas.
A fase de enfrentamento do problema da segregação educacional, é um segundo momento da educação especial. Inicia-se a fase da integração nas escolas. Nesse processos de integração, os alunos com deficiência devem se adaptar à escola disponível, independentemente da sua língua nativa, sua cultura ou suas habilidades. O sistema de ensino mantém o "status quo" e são os alunos que têm de se adaptar a esta escola..
A terceira etapa requer a adaptação da educação para as diversas necessidades educacionais dos alunos, que são o resultado de suas