Estudo de caso Natura
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES
2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA
2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA
2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS
3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA
4 CONCLUSÃO
5 REFERÊNCIAS
1.INTRODUÇÃO
A Empresa Natura, inserida no mercado de cosméticos, fundada em 1969, começou como uma pequena empresa que produzia somente cosméticos destinados ao cuidado com a pele, e que eram comercializados em uma única loja em São Paulo. Nesses 40 anos, as linhas incluíram itens de perfumaria, maquilagem, cuidados com a pele, shampoo e banho.
A Natura é líder no mercado nacional em todos esses itens e a marca está entre as mais valorizadas do pais.
A empresa investiu muitos recursos para conseguir a liderança de mercado, desbancando outras empresas que estavam investindo, e aproveitou-se das oportunidades que este mercado estava propiciando. Um dos grandes investimentos realizados foi na área de marketing, incluindo as estratégias do composto de marketing.
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES
A missão da Natura, ou seja, sua razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.
Bem-estar
é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.
Estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.
Analisando os quatro pontos para uma boa descrição da Missão:
1 – as necessidades e expectativas do cliente;
2 - os serviços que oferecerá;
3 – os clientes que atenderá;
4 – a maneira pela qual atenderá a seus clientes
O quarto ponto não está claro na definição da Missão, somente no desenvolvimento do texto podemos identificar a maneira pela qual atenderá seus clientes.
A visão da Natura, mostra que está exatamente de acordo com a definição, pois informa o que a organização pretende futuramente, identificar