Estudo De Caso Morfologia Frs
Fratura do úmero
Homem, 17 anos, deu entrada na emergência após queda de uma altura de 4 metros (estava pendurado em um coqueiro), com trauma direto do cotovelo ao solo, evoluindo com deformidade local e sangramento. Ao exame físico, constatou-se edema e dor à palpação local, juntamente com pequeno ferimento de pele, com saída de sangue. Foi solicitada radiografia de cotovelo, que evidenciou fratura intra-articular do úmero distal. O foco de fratura com o meio externo caracterizou fratura exposta, e o paciente foi encaminhado diretamente ao centro cirúrgico para redução aberta e fixação da fratura mediante colocação de placas e parafusos.
Questões
1. O úmero é um osso do braço e pertence ao esqueleto apendicular. Sendo assim explique como se divide o esqueleto e que ossos compõem cada divisão. O esqueleto humano se divide em duas partes principais: O Esqueleto Axial é formado pelos ossos da cabeça, do pescoço e do tronco. A coluna vertebral forma um eixo que dá apoio às outras partes do corpo. O conjunto dos ossos da cabeça (do crânio e da face) fica no topo da coluna vertebral. A coluna compõe-se de ossos, chamados vértebras; separados por discos fibrosos. O Esqueleto Apendicular consiste nos ossos dos braços e das pernas. A cintura escapular é formada por dois ossos: a escápula e a clavícula. O esqueleto do braço compõe-se de parte da escápula (ombro) e dos seguintes ossos: úmero (parte superior do braço), rádio e ulna (antebraço), carpo (ossos do pulso), metacarpo (mão) e falanges (dedos). O esqueleto da perna é formado pela cintura pélvica (pelve e sacro) e os seguintes ossos: fêmur (coxa), patela (joelho), tíbia e fíbula (perna) tarso (parte posterior do pé), metatarso (parte anterior do pé) e falanges (dedos dos pés).
2. Os ossos podem ser classificados quanto a sua forma. O osso citado no caso acima, o úmero, pode ser classificado como um osso longo. Desta maneira descreva as partes que compõem um osso longo. A