Estado Novo
CARACTERÍSTICAS DO R EGIME
História Contemporânea | Docente: Adelino Cunha | Aluno: Bruno Costa 50028902 |
Ano Léctivo: 2012/2013
Índice
Introdução…………………………………………………………………………3
Desenvolvimento:
Biografia de António de Oliveira Salazar………………………………………4
Caracterização do Estado Novo………………………………………………...5
Constituição de 1933……………………………………………………………..6
Ideologias do Regime…………………………………………….7,8,9,10,11,12
Conclusão……………………………………………………………………….13
Referências Bibliográficas…………………………………………………….14
Webgrafia……………………………………………………………………….15
2
Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de História Contemporânea, decidi abordar o tema referente ao Estado Novo. Em concreto penso que é relevante incidir sobre as suas características, como vigorou em Portugal através das suas organizações e corporações sendo um regime repressivo e autoritário.
Este trabalho começa por uma abordagem biográfica sobre Salazar, seguindo-se da caracterização do modelo que o regime seguia, a sua constituição e a sua ideologia, não menos prezando a propaganda política que incide num modelo modernista e num passa a mensagem bastante eficiente, conseguindo tocar vários aspectos ideológicos característicos do povo português.
Tendo como sua referência António de Oliveira Salazar, o seu fundador e líder. Pretendo assim com este trabalho de pesquisa esclarecer alguns assuntos acerca deste regime, e referir o quanto este foi importante e se inseriu num dos factos mais marcantes da história do nosso país.
3
I – Biografia de António de Oliveira Salazar
António de Oliveira Salazar nasceu a 28 de Abril no Vimeiro, uma aldeia do concelho de Santa Comba Dão, com 11 anos entra para o seminário de
Viseu, onde permaneceu durante 8 anos, desde logo chama a atenção como um jovem inteligente e disciplinado, começando a destacar-se nos meios católicos e conservadores. No último ano de seminário, Salazar católico praticante, entra para a intervenção política, escrevendo vários artigos nos jornais