Estado Novo
Índice 2
Introdução 3
O Estado Novo 4
Características gerais do Estado Novo 5
Principais características do Estado Novo 5
Corporativismo 5
Antiparlamentarismo e anti partidário 5
Concentração de poderes no Presidente do Conselho de Ministros 6
Presidentes da República durante o Estado Novo 7
Presidentes do Conselho de Ministros durante o Estado Novo 7
Lemas 7
O Regime e a Segunda Guerra Mundial 8
Principais abalos internos sofridos pelo Estado Novo 9
Queda do Estado Novo 10
Conclusão 11 Introdução No âmbito da disciplina de PORT PR, foi-nos proposta a realização de um trabalho onde tema que escolhemos foi o “Estado Novo”. Neste trabalho procuramos abordar e dar os aspectos mais importantes do Estado Novo.
O Estado Novo foi um período marcante na história nacional. Ocorreram mudanças relevantes em inúmeros campos, mas principalmente na política e educação. A educação era uma das principais preocupações do Estado, visto que o seu objectivo evidente era o de formar uma nação forte. Neste sentido, era interessante conscientizar a juventude em relação ao sentimento de civismo e purificar costumes sociais que pudessem interferir na construção de uma nova identidade nacional.
O Estado Novo
E
stado Novo é o nome do regime político autoritário, autocrata e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos sem interrupção, desde a aprovação da Constituição de 1933 até ao seu derrube pela Revolução de 25 de Abril de 1974.
A designação oficial de "Estado Novo", criada sobretudo por razões ideológicas e propagandísticas, serviu para assinalar a entrada num novo período político aberto pela Revolução de 28 de Maio de 1926 que, ficou marcado por uma concepção presidencialista, autoritária e antiparlamentar do Estado. Neste sentido, o Estado Novo encerrou o período do liberalismo em Portugal, abrangendo nele não só a Primeira República, como também o Constitucionalismo monárquico.
Como regime político, o Estado Novo foi também