Estudo de caso macroeconomia e microeconomia
Estudo de Caso
Macroeconomia e Microeconomia
Sorocaba
2013
FINANÇAS
PIB CRESCE 0,9%, E BRASIL FICA ATRÁS DA MÉDIA DOS PAÍSES RICOS EM 2012
1. ASPECTOS MACROECONÔMICOS
* Trecho 1
“O PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no país) no ano passado chegou a R$ 4,403 trilhões”
O PIB é um agregado econômico estudado na macroeconomia e indica o valor total da produção de bens finais e serviços dentro do território nacional em um determinado período. É considerado um aspecto macroeconômico, pois o PIB indica como a economia brasileira está se comportando com relação às vendas produzidas no Brasil.
* Trecho 2
“Segundo estimativa do FMI (Fundo Monetário Internacional), em 2012, os Estados Unidos cresceram 2,2%, e o Japão, 2%. A Alemanha, maior economia da zona do euro, teve o mesmo resultado que o Brasil (0,9%). Já Grã-Bretanha (-0,2%), França (0,2%), Itália (-2,1%) e Espanha (-1,4%), entre outras nações europeias, tiveram resultados ainda piores que o brasileiro, segundo o FMI.”
Como o Brasil mantém relações comerciais com outros países (balança comercial), o comportamento da economia desses países pode afetar diretamente a economia brasileira. Por isso é considerada parte da macroeconomia.
* Trecho 3
“Ao longo dos últimos anos, nossa taxa de desemprego se reduziu drasticamente por causa do setor de serviços”, diz ele (Simão Davi Silber) à BBC Brasil. “Esse processo está completo, senão muito avançado”.
Nota-se que o comentário acima trata a taxa de desemprego (emprego) com um aspecto generalista dentro da economia brasileira, utilizando um dos setores (serviços) como referência e, por ser de aspecto global, referencia uma opinião macroeconômica.
2. ASPECTOS MICROECONÔMICOS
* Trecho 1
“Houve um recuo importante nas decisões de investimento das empresas, quer por incertezas externas, quer porque o governo improvisou muito em 2012: foi mudando muito