Estudo de caso gol
Introdução à Administração
Curso: Engenharia Elétrica
Estudo de caso da empresa Gol
Fortaleza, 25 de novembro de 2012.
Estudo de caso: Gol
Questão 1
A Gol adotou o modelo low cost, low fare (baixo custo, baixa tarifa) .
Questão 2
A Gol tem uma visão de inclusão e a missão de difundir o uso do transporte aéreo as classes mais baixas,inovar buscando novas tecnologias e aumentar a economia da aviação civil.Atualmente, verifica-se no site da companhia que a missão é aproximar pessoas com inteligência e segurança. E a visão é ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir.
Questão 3
Strenghts (pontes fortes): Frotas modernas e econômicas, simplificado serviço de bordo e, com isso, a manutenção com relação à limpeza das aeronaves é menos dispendiosa;
Weaknesses (Fraqueza): Não operar em rotas operacionais e não possuir serviços exclusivos de bordo.
Opportunities (Oportunidades): Rotatividade alta em seus vôos.No início de suas atividades a Gol optou por não realizar rotas internacionais, concentrando-se nas principais rotas locais, eixos Rio-São Paulo e Brasília –Belo Horizonte, por exemplo.A venda de passagens pela internet também foi favorável a diminuição de despesas.
Threats (Ameaças): A diminuição dos preços das passagens aéreas pela concorrência, promoções e inovações tecnológicas.
Questão 4
Liderança em custos, onde a empresa busca manter a posição de mais eficiente do mercado que possui preços mais atrativos a seus clientes .
Questão 5
Possibilitaram a realização dos objetivos da empresa de forma organizada, buscando a hegemonia no mercado e satisfação dos clientes.
Questão 6
A Gol cresce a cada dia, pois é uma empresa que tem uma participação dominante no mercado de trabalho e isso faz com que a empresa lidere o mercado de aviação. As empresas de ônibus