Distúrbios de comunicação
PRODUÇÃO TEXTUAL – DISTÚRBIOS DE COMUNICAÇÃO
PORTO ALEGRE
2010
DISTURBIOS DE COMUNICAÇÃO Caracterização dos distúrbios de fala/comunicação
Segundo Ries, identificamos um distúrbio de fala quando a fala anormal é tão diferente da fala de outras pessoas que chama a atenção, interfere com a comunicação ou causa perturbação à pessoa que fala ou à que ouve. A fala é uma das principais maneiras de nos comunicarmos com nosso ambiente. Também é uma maneira de observar o crescimento e o desenvolvimento normal, bem como de identificar possíveis problemas no futuro. Segundo Isabel Aparecida Pochini Zecchini, os distúrbios de comunicação ocorrem devido às alterações ou atrasos na área da linguagem oral que afetam de alguma maneira a capacidade da criança de se comunicar. Isto tanto pode ocorrer na emissão (fala) como na recepção dos sons (escutar) da língua. Segundo Ries, estes distúrbios afetam entre 5 e 10% das crianças.
A fala como hemisfério dominante
Segundo Ries, o hemisfério esquerdo é o centro da fala para 94% dos adultos destros e 75% dos canhotos. De acordo com a Enciclopédia- Artigos: Cérebro Humano, o hemisfério dominante (hemisfério esquerdo), é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Nos canhotos as funções são invertidas. O hemisfério diz-se dominante, pois nele localizam-se duas áreas especializadas: a Área de Broca (B), o córtex responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke (W), o córtex responsável pela compreensão verbal.
As três áreas responsáveis pela linguagem
As três áreas responsáveis pela linguagem são: área de Wernicke, área de Broca e o Córtex motor. De acordo com a Enciclopédia- Artigos: Cérebro Humano, a área de Wernicke é uma região do cérebro humano responsável pelo