A linguagem
1.
De um modo geral a linguagem é um processo contínuo e dinâmico, sendo que facilmente podemos ver diferentes formas de linguagens.
Nós aprendemos a linguagem desde bebes, mas nessa idade aprendemos o básico e essencial, na fase adulta uma pessoa normal se tem domínio sobre a linguagem comunica sem problemas.
Já na fase idosa, já existe uma ligeira dificuldade na linguagem devido ao mau funcionamento de algumas funções vitais, como a audição, a memória, a fala, etc.
1. A linguagem – caracterização
Linguagem é a forma de comunicação entre os seres humanos, utilizando sinais orais e escritos que possuem um ou mais significados. Pode-se afirmar que é qualquer procedimento utilizado para a comunicação.
Algumas escolas linguísticas entendem a linguagem como a capacidade de exprimir o pensamento ou a cognição.
A linguagem pode ser estudada a partir de dois pontos de vista: segundo o uso ou segundo a estrutura.
Língua ou Idioma é o conjunto ordenado e sistemático de formas orais, escritas e gravadas, que servem para a comunicação entre as pessoas que constituem uma comunidade linguística.
A língua é um sistema de signos orais e escritos do qual dispõem os membros de uma comunidade para realizar os atos linguísticos quando falam e escrevem. Noam Chomsky afirma, por outro lado, que a língua é um sistema interiorizado que possuem os falantes, capaz de gerar suas "realizações" linguísticas.
Existe a linguagem humana e a animal. A comunicação humana difere da animal, por algumas características, sendo a humana mais expressiva e de maior compressão:
A linguagem humana possui dois sistemas gramaticais independentes, embora inter-relacionados: o oral e o gestual;
Possibilita comunicar novos acontecimentos;
Difere entre conteúdo e forma;
O que se fala é relacionado ao que se escuta;
Toda comunicação exprime alguma intenção;
O que se comunica pode se referir ao passado, ao presente ou ao futuro;
A comunicação é transmitida de geração em geração.
A