Estudo de caso gol levanta voo
Gerenciamento de projetos (GP) é uma área de atuação e conhecimento que tem ganhado, nos últimos anos, cada vez mais reconhecimento e importância. Um dos principais difusores do gerenciamento de projetos e da profissionalização do gerente de projetos é o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI - Project Management Institute).
O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos podem ser divididos em duas formar, temporários exclusivos.
Temporários: Projeto que possui início e término definido. Isso o diferencia de processos operacionais de natureza continua.
Exclusivos: O que torna o projeto único e distingue suas singularidades, mesmo que contenha características de elaboração presente na entrega dos projetos, o resultado de cada projeto é obtido sob uma combinação exclusiva de objetivos, circunstâncias, condições, contextos, fornecedores etc.
O gerenciamento de projetos e dividido em nove áreas do conhecimento. As áreas de conhecimento caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento: * Integração * Escopo * Tempo * Custos * Qualidade * Recursos humanos * Comunicações * Riscos * Aquisições
Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos.