estudo de caso
1) Ela usou o modelo low cost,low fare (baixo custo , baixa tarifa ),, do qual baseia-se na redução de custos com o vôo para diminuição dos preços das passagens e assim atrair mais clientes. Mas para isso foi preciso diminuir gastos menores, a empresa selecionou melhor sua equipe, deu prioridade para aviões mais econômicos e aumentou sua produtividade otimizando o numero de passageiros transportados por hora.
2) Missão: Aproximar pessoas com segurança e inteligência. Visão: Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir. Valores: Segurança, Inteligência, Servir, Lowest-cost. Creio que o direcionamento interno da companhia ainda é o mesmo, pois ainda atende as classes medias, aumentando o tempo de vôo de cada aeronave alem de estar sempre buscando aumentar a produtividade de seus vôos.
3) Segundo a matriz SWOT , a empresa tem como força seu preço , como fraqueza sua quantidade reduzida de voos oferecidos , como oportunidade a chance de emplacar de vez no mercado com a compra da Varig e como ameaça o fato das outras linhas aéreas trabalharem com maior escalas de voo e maior oportunidade de promoções .
4) Baixos preços e otimização máxima de suas aeronaves. A GOL faz mais vôos mesmo que em escalas reduzidas e a concorrência dificilmente consegue competir com a Gol a nível nacional .
4) A Gol aposta na simplicidade das operações, sua estratégia era manter o preço sempre abaixo da concorrência como suas tarifas podendo assim ter competitividade a criar influencia em uma classe homogênea aumentando sua participação e desenvolvimento no mercado operado.
5) A estratégia seguida pela Gol, contribuiu seguramente para o alcance dos seus objetivos. Com um planejamento realizado, a Gol cresceu e conseguiu fortalecer sua marca no mercado com seu low cost, low fare e também aumentou a abrangência de vôos e rotas com a compra da Varing se consolidando entre as grandes empresas de aviação civil nacional.
6) A Gol