ESTUDO DE CASO Giselle
Giselle Maria Gomes de Almeida1 Marislei Brasileiro2
1.Consulta de Enfermagem
1.1 Identificação:
G.M.A, 25 anos, sexo feminino, brasileira, é casada há 3 anos. É natural de
Goiânia, católica, estudante universitária, vive com o marido.
1.2 Expectativas e percepção:
A paciente espera que seu problema seja solucionado, pois se queixa de muita dor abdominal mais ou menos 20 dias, esta dor se desloca de um quadrante para o outro. Percebe que essa dor se intensifica após as refeições. Diz também sentir fortes dores de cabeça freqüentemente. Não fumante. Não ingere bebida alcoólica.
1.3 Necessidades Básicas:
A paciente relata ter sono tranqüilo, o mesmo só é perturbado quando se alimenta a noite. Não fumante. Nega ingestão de bebidas alcoólicas. Pratica exercícios regularmente; natação e hidroginástica. Mora em imóvel próprio, água tratada, esgoto encanado, energia elétrica, serviços de coleta de lixo 4 vezes por semana.
1.4 Exame físico:
P/A: 110x90 mm hg, Pulso: 68 bpm, Respiração 19.1 pm, temperatura 36,4º c.
Seu estado nutricional é bom, mas a paciente relata não gostar muito de carne vermelha, e peixe. Apele encontra-se em boas condições, hidratada, sem lesões, sem cicatrizes aparentes, as mucosas são normocoradas, hidratadas e higienizadas, couro cabeludo limpo; hidratado,
1 Aluna do curso enfermagem 5º período, UNIP
2 Orientadora da disciplina de EIPS, do 5º periodo, UNIP cavidade sem halitose, com ausência de cáries ou quaisquer outro problema . Abdome dolorido na região epigástrica, sem presença de vísceromegalias,sons da ausculta dentro da normalidade,membros superiores e inferiores sem alterações.
2 Análise integral
2.1 Aspectos anatômicos:
Segundo Dangelo e Fattini (2006), o sistema digestivo é composto por um canal alimentar e órgãos anexos. Do primeiro fazem parte órgãos situados na cabeça, pescoço, tórax, abdome e pelve.Entre os anexos incluem-se as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas. O canal alimentar