Estudo de caso gestão de novos negócios
Resposta: O sucesso da Eisenbahn foi atribuído através da identificação das novas oportunidades e meios que proporcionaram a desenvolver a criatividade e a inovação de um novo produto.
Segundo Timmons (1994) propõe outra forma de analisar o processo empreendedor. O autor contempla através de três fatores fundamentais: oportunidade, equipe empreendedora e recursos. O primeiro passo é avaliar a oportunidade, que deve ser analisada para decidir a continuidade ou não do projeto. No segundo caso, a equipe empreendedora deve atuar conjuntamente. Desta maneira, deve-se questionar se realmente são profissionais capacitados para auxiliar na continuação do processo. Finalmente, avalia-se como e onde esta equipe irá conseguir os recursos necessários.
2. A Eisenbahn teve um planejamento inicial superficial, mas Juliano foi enfático em afirmar que se começasse do zero novamente o plano de negócios seria mais completo e detalhado. O que você pensa a respeito? Por que muitos empreendedores chegam ao sucesso mesmo com um planejamento superficial, mas são enfáticos em afirmar que todos deveriam planejar de forma mais estruturada? Que aprendizado você tira deste caso?
Resposta: Acreditamos que o plano de negócio e fundamental no processo de empreendedor é preciso saber planejar as ações e detalhar todas as estratégias.
O plano de negócio mal estruturado pode acabar proporcionando o descontrole, ocasionando em alguns casos até a falência da empresa. Como citado no estudo de caso a