Estudo de Caso: Gerdau
a) Descreva:
1.
a. Empresa (mercado de atuação, porte, abrangência, tempo de existência, etc):
Gerdau, indústria do aço, transnacional, com 45 mil colaboradores. A Gerdau possui operações industriais em 14 países, situados nas Américas, na Europa e na Ásia. A empresa esta listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri com mais de 120 mil acionistas. A Gerdau foi criada no ano de 1901, desde sua criação a empresa nunca fechou um ano com resultados negativos (prejuízo).
b. Departamento(s) envolvido(s):
Engenharia e Recursos Humanos.
c. Os fatores que determinaram o início do projeto (ex. criação/melhoria de um produto/serviço, melhoria de um processo, fusão de empresas)
Melhoria do espaço físico do departamento de recursos humanos, alinhado com o projeto de revitalização fabril.
d. Tempo de duração do projeto:
2 meses de consolidação de projeto básico, 1 mês de aquisições e suprimentos, 1 mês de obras civis e instalações, 2 dias de mudança, 15 dias de resolução de pendencias e 1 dia de avaliação e encerramento. Totalizando 4 meses e 18 dias da concepção ao encerramento do projeto.
e. Quem são/eram os stakeholders (parceiros/pessoas envolvidas):
Liderança do RH, colaboradores de recursos humanos, Manutenção predial, Tecnologia de Informação (alteração na infraestrutura de dados e voz e relocação de estações de trabalho), Meio Ambiente (geração de resíduos sólidos), Segurança do Trabalho (ergonomia e condições físicas), Contabilidade (inventário de ativos imobilizáveis) e Suprimentos (aquisições).
b) Quais fatores positivos e negativos você identifica ou identificou na implementação desse projeto? Cite e comente cada um deles (máximo de 15 linhas). No decorrer do projeto tivemos como pontos positivos o apoio da alta direção da unidade, sponsor, para com o projeto.