Brinquedoteca
OLIVEIRA, Waléria Fortes de; NEUENFELDT, Adriano Edo; MELO, Marcelo
Flores; SOUZA, Maria Alice Fernandes de; SANTOS, Ligia Maria Correa dos.
Financiamento: Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX)
Universidade Federal de Santa Maria. Curso de Pedagogia
E-mail: waleriafortes@gmail.com
RESUMO
Este trabalho desenvolve-se a partir de observações, anseios e inquietações inerentes aos autores que estão desenvolvendo um projeto em parceria entre uma escola pública estadual e a Universidade
Federal de Santa Maria/RS. Tal projeto refere-se a criação de uma Brinquedoteca Escolar, do qual participam estudantes, bolsista e professores. Prioriza-se na sua implantação ações que estimulem o desenvolvimento da criatividade, da interdisciplinaridade, da literatura infantil e da exploração dos brinquedos, brincadeiras e jogos, oportunizando que os estudantes do curso de Pedagogia, constituam-se em brinquedistas. Objetiva-se, deste modo, apresentar, além de elementos característicos do projeto, que levaram a sua execução, os limites e as possibilidades que têm surgido no decorrer da sua criação.
PALAVRAS-CHAVE: Brinquedoteca escolar; formação de brinquedistas; ludicidade.
INTRODUÇÃO
Durante as atividades desenvolvidas na Jornada Acadêmica Integrada, promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em outubro de 2011, formou-se um grupo, que pretendia desenvolver atividades lúdicas em uma escola pública estadual. Após a participação em outro projeto e cursos de Formação de Brinquedistas, resolveu-se criar e manter uma brinquedoteca escolar.
Este grupo formado por estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como de professores desta e de outras instituições de Ensino começou a traçar caminhos para a sua efetiva criação.
O primeiro deles envolveu uma pesquisa desenvolvida informalmente na região de
Santa Maria para verificar qual escola estaria