Estudo de caso: Forças de Porter
1. Faça a análise SWOT para as operações da TAM.
Análise das Forças: Inicialmente a principal força da TAM – Linhas Aéreas, era o oferecer um serviço de apoio (serviço de bordo, salas de espera e etc) com qualidade maior do que as demais empresas aéreas. Hoje, com a nova configuração, as suas forças passaram a ser a maior cobertura (possui uma malha aérea que cobre de 66 cidades brasileiras), e o menor preço, já que a empresa está orientada para custos.
Análise das Fraquezas: A empresa oferece um serviço de apoio de baixa qualidade, se comparado ao início de suas operações, já que houve uma mudança de foco, passando de uma orientação para o cliente para uma orientação para custos. Esse foco, pode levar a insatisfação do cliente, causando uma imagem negativa da empresa e fazendo com que ele migre para empresas concorrentes.
Análise das Oportunidades: A TAM encontrou oportunidades ao explorar as fraquezas daquela que era a sua maior concorrente na época, a Varig, a qual acumulava queixas de clientes por causa de seu serviço de apoio de baixa qualidade, já que possuía longas filas de embarque. A TAM também encontrou oportunidades ao atender uma demanda latente, que no caso eram voos na rota São Paulo-Brasília-São Paulo e também mais voos internacionais, realizando parcerias com empresas aéreas internacionais, como a TAP, de Portugal, e a Luftansa, da Alemanha. Por fim, a TAM viu uma oportunidade em atender uma tendência que vinha surgindo, que era o fornecimento de pacotes turísticos, no qual, juntamente com a passagem, o cliente adquiria uma reserva no hotel localizado em seu destino.
Análise das Ameaças: A TAM já passou por uma grande ameaça - a recessão econômica de 2008, porém a companhia conseguiu evitar e superar tal crise, tendo ainda um crescimento durante este período. Uma ameaça atual que a empresa possui é gerar a insatisfação dos clientes por não oferecer um serviço de apoio com