estudante
How to cite this article
Curriculum ScienTI
Automatic translation
Send this article by e-mail
Indicators
Have no cited articlesCited by SciELO
Access statistics
Related links
Have no similar articles
Share
Share on delicious
Share on google
Share on twitter
Share on digg
Share on citeulike
More Sharing Services
More
More Sharing Services
More
Permalink
Revista de Administração de Empresas
Print version ISSN 0034-7590
Rev. adm. empres. vol.31 no.2 São Paulo Apr./June 1991
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901991000200004
ARTIGO
O conceito de competitividade da empresa: uma análise crítica
Fábio L. Mariotto
Professor Titular do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da EAESP/FGV, pesquisador e ex-diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
RESUMO
O termo "competitividade", aplicado tanto às nações como às empresas, está em voga, devido às mudanças no cenário mundial. As idéias de economistas heterodoxos, como Schumpeter, ajudam-nos a compreender o papel da diversificação e da inovação na tentativa das empresas de evitar a concorrência direta. Na teoria da estratégia empresarial, o papel da concorrência tornou-se central com os livros de Michael Porter. Ele caracteriza claramente as forças da concorrência e as formas de enfrentá-la. A aplicação desses conceitos ao caso da produção de microcomputadores no Brasil evidencia a pouca viabilidade de esse segmento da informática nacional tornar-se competitivo no mercado mundial.
Palavras-chave: Concorrência, competitividade, indústria nacional de microcomputadores.
ABSTRACT
The term "competitiveness", as applied both to nations and firms, became fashionable, because of the changes in the world economic scene. The ideas of heterodox economists, like Schumpeter, help us understand the role of diversification and innovation in the