Artigo analise sobre 5 forças de porter
Como o mundo dos negócios necessita de táticas para a sobrevivencia das empresas, os gestores cada vez mais estão preocupado em implementarem planos de ação que possam gerar mudanças de métodos em seus concorrentes, que também nessa ocasião, reagem da mesma forma em busca de manter e conquistar clientes do mercado competitivo em que estão inseridos.
Desta forma, visando desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa para que se pudesse desenvolver uma determinada estratégia empresarial que fosse eficiente, foi estudada e criada em 1979, por Michael Porter, considerado um grande estrategista na história, a direção base para que uma determinada empresa pudesse bem utilizar sua capacidade a fim de obter lucros.
Essa direção base foi denominada “as cinco forças de Porter”. Seu autor se refere a tais forças como microambientes, contrastadas com o termo mais geralmente utilizado: macroambiente.
O Objetivo desta tese está em analisar a competição entre as empresas eavaliar a estratégia competitiva de uma empresa tendo como principio a abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria.
As cinco forças estão voltadas para o que deve ser analisado de toda a indústria. Ter o conhecimento acerca do comportamento de cada uma delas, as forças são uteis pra que se consiga montar uma matriz baseado na realidade. O difícil, na verdade, é conseguir definir com precisão a indústria na qual se está inserido.
Segundo Porter o papel do estrategista é entender e enfrentar a competição onde ele exemplifica as cinco forças que moldam a competição: Ameaças de novos concorrentes, poder de barganha de compradores, poder de barganha de fornecedores,produtos substitutos e rivalidade de concorrentes. É preciso entender a estrutura do setor para um eficaz posicionamento estratégico.
Para materializar a tese de Porter, trataremos da abordagem de um artigo científico elaborado por cinco alunos de tecnologia em comércio